Publicado em Sem categoria

Treinamento de Terminais Satelitais (Teaching VSAT Repair)

DSC_0392_2

Durante uma semana (4 a 8), 26 técnicos, entre civis e militares de diversos órgãos parceiros, receberam treinamento de instalação, operação e manutenção de terminais de comunicação via satélite VSAT. O treinamento, que visa a capacitação de colaboradores para auxiliarem o Centro Regional do Sipam em Porto Velho/RO na manutenção e operacionalização dos equipamentos sob sua jurisdição de competência, contou com aulas teóricas e práticas.

Obstrução do sinal do satélite, onde posicionar a antena e como programar o software foram alguns dos temas abordados no treinamento. “O treinamento foi muito proveitoso, pois adquirimos as habilidades necessárias para solucionarmos problemas que ocorrem no dia a dia, além de podermos apoiar o Sipam onde houver terminais instalados, que estejam sob a responsabilidade do Exército”, declara o sargento Romildo Pereira da Silva, do 2º Batalhão de Fronteira.

Atualmente estão instalados 26 terminais, apoiando a segurança pública no Estado do Acre, que estão instalados em unidades da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil. “O treinamento prático foi essencial para diagnosticarmos e operarmos com mais eficiência esses terminais”, comenta Júlio Cesar de Oliveira Braga, da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Acre.

“A partir do treinamento ofertado, onde repassamos o conhecimento sobre os terminais, contaremos com a ajuda e colaboração dos parceiros para solucionarmos problemas pontuais, que certamente tornarão mais eficazes as comunicações”, afirma José Neumar, Gerente do CR/PV.

Atualmente o Centro Regional de Porto Velho é responsável por 138 equipamentos instalados nos estados do Acre, Mato Grosso e Rondônia, além de 8 municípios localizados no sul do estado do Amazonas.

Participaram do curso seguintes órgãos:  Prefeitura de Lábrea/AM; Prefeitura de Jordão/AC; Funai RO/MT;  Secretaria Estado de Segurança Pública do Acre; Polícia Federal/AC; 7º Batalhão de Engenharia de Construção/Rio Branco/AC; 2º Batalhão de Fronteira/Cáceres/MT; 6º Batalhão de Infantaria de Selva/Guajará-Mirim/RO; 4º Batalhão de Infantaria de Selva/Rio Branco/AC; 61º Batalhão de Infantaria de Selva/Cruzeiro do Sul/AC; 17ª Brigada de Infantaria de Selva/Porto Velho/RO; 2º Pelotão Especial de Fronteira/Assis Brasil/AC; Destacamento de Controle do Espaço Aéreo/Porto Velho/RO

Fonte: http://noticiasipam.sipam.gov.br/blogsipam/

Autor:

Prof. Dr. Cristiano Amaral